Un Valor Responsable

O desempenho da CESCE e dos seus Empregados não só se rege pelo cumprimento da lei, mas acrescenta o cumprimento de alguns valores éticos. Estes valores prevalecem tanto no desempenho da Companhia, que se define como responsável e comprometida com os Direitos Humanos, o Meio Ambiente e a Sociedade, como nos comportamentos dos seus empregados cujos valores são a lealdade, honestidade, responsabilidade e a integridade.

Os eixos estratégicos são implementados dentro de um quadro que determina e regula toda a atividade da CESCE, e que é definido por valores insubstituíveis que caracterizam a nossa atividade empresarial.

  • Empresa: O valor que a CESCE como Empresa contribui socialmente às suas partes interessadas, tornando sustentável a sua rentabilidade e reputação corporativa, aprofundando o seu significado de serviço, baseando-se em práticas de bom governo e cumprimento normativo.
  • Pessoas: O valor humano que a CESCE reconhece nas pessoas com quem se relaciona, relação baseada em princípios de respeito, dignidade e para o qual promove o bem estar social.
  • Meio ambiente: O valor que a CESCE traz para o planeta, para o ambiente em que se desenvolve a sua atividade em todo o mundo, desde o ponto de vista ambiental e cuja manutenção e desenvolvimento sustentável contribui para a sua atividade empresarial.


Fruto do plano Estratégico, a CESCE compromete-se a contribuir com 0,7% do seu lucro líquido obtido.




Empresa

O comportamento da CESCE nestes anos inspirou-se em valores própios que foram interiorizados e que regem o nosso dia a dia

  • a inovação,
  • o apoio na actividade económica e na internacionalização,
  • o compromisso com o cliente,
  • o comportamento ético e responsável e
  • o compromiso com as pessoas.


Todos estes valores, princípios e comportamentos estão reflectidos no Código Ético, marco de actuação geral para todos e aposta da Companhia nos valores éticos da gestão empresarial.

Consulta o Código Ético

O objetivo do Canal de Denúncias do GRUPO CESCE é a receção e o tratamento das denúncias sobre irregularidades ou incumprimentos dos princípios e valores do Grupo CESCE reunidos nos seus Códigos Éticos.

Trata-se de um canal de comunicação estritamente confidencial e comum para todas as empresas do Grupo CESCE.

Âmbito das denúncias

Poder-se-á comunicar qualquer possível irregularidade ou incumprimento relacionado com as más práticas financeiras, contabilisticas, comerciais ou de cumprimento normativo cometidas por empregados ou sociedades do Grupo CESCE.

Comunicação da denúncia

A comunicação será realizada através de correio eletrónico ao endereço habilitado para o efeito gestion.responsable@grupocesce.es

Conteúdo da denúncia

As denúncias recebidas devem conter os dados necessários para realizar a análise dos fatos denunciados.

A denúncia incluirá as seguintes referências:

  • Nome do denunciante e BI (ou similar).
  • Companhia à qual pertence.
  • Dados de contacto: telefone, e-mail, etc.
  • Conteúdo da denúncia, onde deverão estar descritos de maneira pormenorizada e precisa os fatos denunciados, a Companhia/área afetada e a data ou período de comissão e os possíveis responsáveis.


O denunciante poderá juntar as provas que disponha.

Confidencialidade

Garantir-se-á a confidencialidade do denunciante, do denunciado e de outras pessoas que possam estar relacionadas, assim como do conteúdo da denúncia. Em nenhum caso o denunciado será informado da identidade do denunciante. Garantir-se-á a ausência de represálias de qualquer tipo por denúncias que sejam enviadas de boa fé, devendo contar o denunciante com indícios razoáveis para sustentar a mesma.

Proteção de dados pessoais

Em cumprimento do previsto na Lei Orgânica 15/1999, de 13 de dezembro, de Proteção de Dados de Caráter Pessoal e respetiva regulamentação, informamos que os dados de caráter pessoal que, no seu caso, possam estar incluídos na sua denúncia, serão integrados num ficheiro proprietário da CESCE, S.A. que cumpre com as medidas de segurança legalmente exigidas.

O objetivo do tratamento é gerir e tramitar as correspondentes denúncias de incumprimentos ou irregularidades dos princípios e valores do Código Ético da CESCE. O nosso canal de denúncias é comum às empresas do GRUPO CESCE, pelo que os citados dados de caráter pessoal poderão ser cedidos às sociedades filiais da CESCE no caso de ser necessário para a investigação, tramitação e/ou resolução da denúncia.

Igualmente, informamos que, em todo caso, poderá exercer o seu direito de acesso, retificação, cancelamento e oposição que legalmente lhe correspondem, em qualquer momento, mediante carta postal à atenção do Chefe da Unidade de Riscos Empresariais na calle Velázquez, núm. 74 de Madrid ou ao endereço de correio eletrónico gestion.responsable@grupocesce.es.

Procedimento do Canal de Denúncias do Grupo CESCE

Consulte o Procedimento do Canal de Denuncias de Grupo CESCE

A CESCE aderiu ao Pacto Mundial em março de 2011, reafirmação da política de responsabilidade social empresarial que a CESCE vem aplicando há algum tempo, nas mesmas áreas onde os dez princípios estão estruturados.

Anualmente, são comunicados os avanços da empresa nas quatro áreas da sustentabilidade que promove esta iniciativa: Direitos Humanos, Padrões laborais, Meio ambiente e Anti-corrupção.

Desde 2014, esta informação foi incorporada no relatório Anual da Companhia, refletindo a nossa filosofia de que a sustentabilidade é parte integrante do nosso negócio.

Em 2015, a CESCE avança no seu compromisso e altera o seu status, tornando-se parceira do Pacto Mundial para participar de forma mais ativa nas iniciativas promovidas pela organização.

Pode consultar o relatório Anual de CESCE.

Os compromissos assumidos pela Companhia no campo da RSE, aplicam em toda a sua extensão a atividade de cobertura de risco para a internacionalização por conta do Estado Espanhol. As garantias públicas estão submetidas aos termos estabelecidos no regulamento da OCDE que regula, entre outros, aspetos, sociais, ambientais, de transparência, luta contra a corrupção ou sustainable lending.

Para mais informação sobre como a CESCE aplica os princípios da RSE aos produtos com apoio do Estado, por favor consulte o endereço de Desarrollo Sostenible.


Pessoas

Em 2016, a fundação Másfamilia concedeu à CESCE o certificado de Empresa Familiarmente Responsável como prova do seu Compromisso contínuo com as pessoas, um dos valores do Código ètico da CESCE.

"A CESCE propicia ambientes igualitários e saudáveis, isentos de discriminação e proporciona oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional. A CESCE está comprometida em respeitar a dignidade e os direitos das pessoas.".

A certificação EFR acredita as boas práticas de trabalho da CESCE em aspetos como reconciliação, igualdade de oportunidades, flexibilidade, qualidade no trabalho e compromisso com os empregados.

A CESCE é uma empresa comprometida com os hábitos saudáveis: não só favorece ambientes confortáveis e ergonômicos nas suas instalações, assim como se preocupa de forma ativa com a saúde dos seus empregados.

A Companhia promove a saúde mediante campanhas e workshops de prevenção de doenças (cancro da mama, glaucoma, vacinas…), apoia os bons hábitos na alimentação e fomenta a prática do desporto entre os seus empregados.

O Plano de Igualdade da CESCE “A la par” assinado entre a companhia e a Representação Legal dos trabalhadores em novembro de 2010 e actualizado em novembro de 2016, proporciona medidas efetivas para a Conciliação da vida pessoal e profissional, a promoção da igualdade de tratamento, a promoção da igualdade oportunidades e a prevenção de práticas discriminatórias.

Dentro do seu compromisso social, a CESCE tem previsto o desenvolvimento de um programa de Voluntariado Corporativo com participação da equipa em atividades orientadas a apoiar diferentes grupos ou áreas ( infância, formação, meio ambiente…)

Desde 30 de maio de 2017 a CESCE faz parte das quase 180 empresas que assinaram com o Ministério da Saúde, Serviços Sociais e igualdade, o acordo de adesão ao projeto “Más mujeres. Mejores empresas”.

Com a adesão a este projeto, iniciado em 2014 e conduzido pela ONU, a CESCE reforça o seu compromisso com a igualdade entre homens e mulheres, um princípio que faz parte da política empresarial e de gestão da companhia e que permite avançar progressivamente, mas de maneira decidida, na realização do objetivo da participação de mulheres e homens nos postos diretivos, incluindo o comité de Direção.


Meio Ambiente


 

A CESCE, S.A, controla os impactos ambientais diretos derivados da sua atividade mediante os Sistemas de Gestão Ambiental e de Gestão da Energia certificada conforme as normas ISO 14.00 e ISO 50.001, respetivamente.

Desde a implantação do Sistema de Gestão ambiental em 2004, introduziram-se melhoras progressivas nas instalações, equipamento e processos que permitiram reduções muito significativas nos principais indicadores de consumo de recursos (energia, papel água, etc.) Assim, se gere de maneira responsável os desperdícios produzidos ( lâmpadas, pilhas, toner, papel, etc.). A posterior implementação do Sistema de Gestão da Energia em 2016 permite que a CESCE centre-se de maneira específica na melhoria da eficiência energética, alcançando maiores reduções, chegando à origem dos diferentes consumos.

Os sistemas de Gestão Ambiental e Gestão de Energia estão integrados com o Sistema de Qualidade (ISO 9.001) que a empresa tem certificado desde 1999.

Política de Calidad, Medio Ambiente y Energía


Em 2017 a CESCE obteve o certificado da "Breeam®es En Uso" com a classificação de Excelente (dentro dos níveis existentes: Correto, Aprovado, Bom, Muito Bom, Excelente e Excecional).

"Breeam®es En Uso" é um esquema avaliação e certificação da sustentabilidade de edifícios existentes de uso não residencial. Avalia as políticas, procedimentos e práticas de gestão relacionadas com o funcionamento do edifício, consumo de recursos chave (energia, água…) e impacto ambiental do mesmo(produção de resíduos e carbono) e atribui uma classificação.